Não se preocupar com o tempo, com informações ou cuidados, simplesmente aproveitar os momentos de forma simples e ingênua.
Ter alguns brinquedos a mão, um piso para deitar, passar horas arrastando os carrinhos de lá para cá.
Se tiver fome, sede, sempre pede algo para comer, para beber, mas o tempo, ah! O tempo passa despercebido.
Medo, realmente não sabem o que isso significa. Pulão de lugares altos, sobem e descem escadas, correm sem olhar para frente, ou para os lados, como se fossem totalmente livres para fazer o que querem sem se preocupar com os riscos, pois até parece que eles não existem! Mas se algo acontece, muitas vezes um beijinho resolve tudo.
Quando está ao ar livre, senta em seu triciclo se joga em uma rampa, coloca os pés para cima, o vento vai levando seu cabelo, as bochechas vermelhas, um sorriso largo e nos olhos, muita euforia. Nesse momento tudo passa muito rápido, até que o triciclo vá parando e se ouve um, de novo!
Assistir ao mesmo filme diversas vezes, perceber detalhes, cores, gestos, até decorar as falas e as cenas, sem pressa, tranquilo e quando não quer mais fazer o que está fazendo, muda da forma mais singela e despreocupada para fazer outra coisa, como algo mais agitado, jogar bola no meio da sala, correr pelos corredores, subir no sofá, se pendurar na maçaneta da porta, e o lar vira uma enorme área de aventuras.
Elas também gostam de desafiar seu raciocínio, montando quebra-cabeças, construindo prédinhos com blocos de montar, encaixando peças, até formar algo que lhes pareça com as formas que estão acostumados a ver.
Desenhar, formas inimagináveis, que no fundo são carros, bolas, árvores, tudo que a imaginação deixar.
Colorir, sem se preocupar com espaços, contornos, delimitações, tudo vai fluindo naturalmente, sem certo ou errado, o importante é descobrir, realizar, tentar, o resultado final é o que menos importa.
A curiosidade sempre está a frente, não importa quantos não vai ouvir, ela sempre vai mexer onde não deve, sempre vai tentar várias vezes fazer o que não pode, até que esteja feito, é como uma vitória, uma descoberta.
Perguntas, muitas perguntas, não sentem medo de fazer perguntas sem sentido, e muitas vezes respostas geram mais perguntas, pois o importante e esclarecer todas as dúvidas!
A criatividade impressiona, basta ver alguns materiais e pronto, começa a composição, dispõem tudo que veem a mão, e lá está a obra de arte, a instalação, a intervenção, a xilogravura...

Consigo hoje, entender melhor essa frase de Pablo Picasso, pois tenho um pequenino ao meu lado e vejo o que muita gente não vê, passa despercebido, sem importância, como qualquer brincadeira de criança.
elaineecoline
Nenhum comentário:
Postar um comentário